O Agroipes é um instituto de pesquisa com foco no agronegócio criado em 2011 com a missão de ser a solução mais eficaz para o setor nos processos de coleta, organização e análise de dados, transformando-os em informações de qualidade e inteligência competitiva para os clientes.

Nossa proposta é entender o mercado, identificar necessidades e oportunidades e oferecer recomendações assertivas para criar e capturar valor para nossos clientes.

O Agroipes busca inovar e olhar o mercado com visão estratégica e operacional, observando o comportamento dos agricultores, dos pecuaristas e dos demais players da produção agropecuária e da indústria de alimentos.

Alinhando a pesquisa com as técnicas e ferramentas de análise mais adequadas, o Agroipes visa propiciar às empresas um embasamento sólido para tomada de decisões no agronegócio e oferecer diretrizes consistentes para um planejamento estratégico.

O QUE FAZEMOS

A equipe do Agroipes oferece ampla gama de produtos de pesquisas para atender às demandas de seus clientes. Os estudos são personalizados para cada necessidade, tais como: posicionamento de produto, empresa e marca; tendências de ofertas e demandas; comportamentos específicos de compra e de venda; e percepções de marcas e produtos.

Desenvolvemos pesquisas utilizando-se das diversas técnicas qualitativas e quantitativas:

  • Estudos Exploratórios
    e Desk-Research

    Estudos Exploratórios
    e Desk-Research

    São realizados nos estágios iniciais do projeto com objetivo de proporcionar maior entendimento do mercado e dos problemas a serem pesquisados. Essas técnicas não são conclusivas, mas permitem que sejam elaborados instrumentos de coletas mais completos e precisos. Os Estudos Exploratórios envolvem a coleta de dados primários (pesquisa) e o Desk-Research é a análise de dados secundários.

  • Estudos descritivos
    (Pesquisas ad hoc)

    Estudos descritivos
    (Pesquisas ad hoc)

    Visam descrever fatos e fenômenos do mercado através do levantamento de dados primários. Esses dados normalmente são obtidos por meio de entrevistas pessoais ou discussões em grupo.

  • Focus Group /
    Grupo de Discussão

    Focus Group /
    Grupo de Discussão

    A discussão em grupo é uma estratégia de debate cooperativo na qual os entrevistados falam sobre o conteúdo de um tema ou problema de pesquisa e discutem ideias com um moderador através de um roteiro semi estruturado. É uma técnica qualitativa exploratória descritiva.


  • Entrevistas em
    Profundidade

    Entrevistas em
    Profundidade

    A entrevista em profundidade é um recurso metodológico que busca recolher respostas a partir da experiência subjetiva dos entrevistados selecionados por deter informações que se deseja conhecer. Desta forma, os dados não são apenas colhidos, mas também resultado de interpretação e reconstrução pelo pesquisador, em diálogo inteligente e crítico com a realidade.

  • Estudos causais

    Estudos causais

    Buscam identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de determinada situação, estabelecendo relações de causa e efeito entre os fatores analisados. Permitem identificar o porquê dos fatos.

  • Conjoint analysis /
    Análise de Trade-off

    Conjoint analysis /
    Análise de Trade-off

    Visa mensurar os trade-offs nos consumidores no processo de escolha e de compra de um produto ou serviço, considerando diversos atributos e sua ordem de importância. Permitem identificar os fatores que são críticos e os que geram valor para o consumidor.

  • Índice de confiança
    do agronegócio

    Índice de confiança
    do agronegócio

    O Índice de Confiança visa sinalizar aos empresários, produtores rurais, setor público e a sociedade as percepções e as expectativas dos agentes do Agronegócio.

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E-mail: agroipes@agroipes.com.br

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